DE ZERO A UM, de Peter Thiel
Acho fantástico aquelas pessoas que conseguem unir a pesquisa acadêmica e o empreender.
E mais que isso, colocando em prática todo este conhecimento teórico.
Se você é dessas pessoas que acredita que vale a pena aprender com a experiência dos outros, descobrir alguns atalhos, este livro é para você.
O autor, Peter Thiel, fundador do PAYPAL, um dos primeiros investidores no FACEBOOK mostra e descreve a fórmula e conceitos para tornar a sua empresa ou seu futuro negócio em algo diferenciado. Aborda a construção de empresas inovadoras. Empresas únicas.
Conta suas próprias experiências, como num curso que deu na Universidade Stanford, onde ele fez literalmente com que seus alunos colocassem a mão na massa e na prática em tempo real os conteúdos aprendidos.
A partir daí e fruto de muita observação dos movimentos de seus alunos, surge a ideia do livro.
Mostra que para uma empresa ou STARTUP crescer, inovar, superar limites e limitações, ter um produto diferenciado talvez não seja o suficiente, é necessário sair do senso comum para efetivamente se diferenciar no mercado. Ter algo único.
Não se trata de um livro ou manual sobre inovação e sim de possibilidades e de como as Startups, empresas e empreendedores podem se estabelecer em um outro patamar nas suas atividades. Mostra a vantagem de estar na frente. De ser único.
Trata de opções. E são duas as que apresenta:
Ou você vai pelo caminho tradicional, o “crescimento horizontal ou extensivo”, o qual chama de 1 a N, sendo N>1.
Traduzindo, significa que copiar produtos ou serviços que já funcionam é fazer parte de um mercado que não inova, não se diferencia. Neste caminho, você e seus concorrentes tem o mesmo modelo de negócios. Isso em qualquer setor, indústria, comercio ou serviços. Ao replicar um modelo que já existe, você entra numa competição voraz com o mercado. Seu ganho é baixo e limitado e seu risco mais alto.
Ou pode optar pelo caminho da inovação, o “crescimento vertical ou intensivo”, que ele chama de “0 a 1”. É fazer coisas novas, inéditas. Não competir por melhorias no que faz, mas criando algo realmente de valor, novo. É inovar e com isso você pode conquistar um mercado único, ser exclusivo no faz ou fornece.
Mas, e sempre tem um mas, mostra que para estar ali, precisa focar sua inteligência, suas ações no seu negócio e no mercado de forma única, diferenciada.
É trazer conceitos novos, novos produtos, criar uma nova necessidade para seus clientes, em alguns casos criar um novo mercado, como fizeram entre outros Steve Jobs com a Apple, Bill Gates com a Microsoft, Jeff Bezos com a Amazon.
O que eles fizeram foi colocar suas ideias revolucionárias, criando um novo mercado. Algo único. Ao fazer isso, foram de “0 a 1”.
Thiel dá algumas dicas o que fazer para estar no de “0 a 1”:
– Ser ousado rende mais frutos do que ser trivial, fazer mais do mesmo;
– Mercados muito competitivos são um fator de destruição dos seus lucros;
– Ter uma boa venda é tão importante quanto o produto em si;
– Ter um plano ruim, que necessita ser ajustado no caminho é melhor do que não ter nenhum;
– a importância dos primeiros passos serem certos.
Por fim, o livro traz que para empreender, inovar ou começar uma nova jornada profissional e empresarial de sucesso, você deve questionar ideias que já são conhecidas, analisar o mercado, descobrir quais “as dores” dos seus clientes, o que eles realmente necessitam.
Fazer algo novo, que não existe. Ir do “zero a um”.
Assim você se tornará único.
Boa leitura, este é um livro vale a pena.
Lembrando, só recomendo os livros que leio !